ENTRADA EM NOVOS MERCADOS
Um novo mercado geralmente representa uma mudança profunda nos processos da empresa e em sua estrutura organizacional, afetando um amplo espectro de colegas, profissionais, clientes e parceiros de distribuição.
Uma estratégia para um novo mercado precisa definir o modelo que atende ao mercado, a estratégia da empresa e as necessidades de seus clientes e consumidores.
Em nossa experiência, vários aspectos precisam ser considerados: a cultura da empresa, metas de curto e longo prazo, adaptações regionais ou de segmento, estrutura organizacional, sistemas e processos são apenas alguns dos inúmeros fatores que afetarão a implementação da estratégia em termos de velocidade, método, governança, comunicação e metas.

Comprometimento e gestão inovadora são tão críticos para o sucesso quanto os aspectos técnicos. Profissionais de diversas divisões serão altamente impactados pelo projeto e podem se sentir inseguros como resultado, especialmente quando há ajustes na estrutura organizacional. Isso pode impactar o desempenho, gerar um ambiente negativo, criar resistência ao projeto ou levar à saída de profissionais-chave da empresa. Um plano de implementação robusto é crucial para o sucesso.
Os impactos para clientes e consumidores exigem uma gestão cuidadosa. Preservar e, potencialmente, melhorar o relacionamento com clientes e parceiros durante esse período de mudança será fundamental para o sucesso do novo modelo. Você pode ter que lidar com mudanças em toda a rede de distribuição. Isso pode envolver a migração de clientes entre canais e contas de vendas, negociações com distribuidores, mudanças para representantes de vendas e muitos outros impactos que devem ser planejados e conduzidos de maneira extremamente cuidadosa.
As expectativas são altas em uma transformação dessa natureza. Quando o ambiente e o contexto de negócios exercem alta pressão por resultados qualitativos e quantitativos no curto prazo, torna-se ainda mais importante ser claro sobre os impactos e os resultados potenciais, gerenciando as expectativas ao longo do processo. Ajudamos nossos clientes a planejar a implementação, avaliar compensações e o nível de risco, calcular retornos financeiros e implementar medidas de contingência de maneira transparente para que escolhas conscientes possam ser feitas.
Uma estratégia para um novo mercado precisa definir o modelo que atende ao mercado, a estratégia da empresa e as necessidades de seus clientes e consumidores.